Fábio Neves - Pedro Almeida - Miguel Hortelão - Tiago Pires

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Televisão


  • Origem etimológica da palavra: tele (grego) - distância; visione (latim) - visão;
  • O que é? A televisão constitui um sistema de transmissão de imagens e sons por ondas de radiofrequência. Neste sistema, uma câmara capta as imagens e um microfone os sons, sendo ambos, posteriormente, decompostos em sinais eléctricos. Estes sinais são depois modulados em frequência ou amplitude, isto para poderem ser transmitidos, através de antenas, a longas distâncias. Chegando ao seu destino, os sinais modulados passam por um desmodulador, voltando à sua forma inicial e sendo reproduzidos instantaneamente numa tela, onde surge a imagem, e a partir de um altifalante (sons).
  • O seu surgimento
A ideia de transmitir imagens e sons a longa distância surgiu em meados do século XIX, tendo o inglês Willoughby Smith, em 1873, comprovado que o selénio possuía a capacidade de transformar energia luminosa em energia eléctrica, o que viria a permitir a transmissão de imagens através da corrente eléctrica. Alguns anos depois, em 1884, o alemão Paul Nipkow criou uma espécie de disco com orifícios em espiral, distanciados de forma uniforme entre si, que permitia a subdivisão de um objecto em pequenos elementos que, unidos, formavam uma única imagem.

http://fotos.sapo.pt/eLcQU7823aApIOmo4Wua/500x500
Fig.1- Funcionamento do disco de Nipkow.


Já no século XX, em 1906, Arbwehnelt e Boris Rosing, em países diferentes, desenvolveram sistemas muito semelhantes que permitiam a transmissão de imagens e sons por raios catódicos, através da utilização de um espelho.

Com parte da tecnologia necessária já desenvolvida, em 1920, com o inglês John Baird, começaram a fazer-se os primeiros estudos de possíveis transmissões, primeiro do contorno de objectos e depois da fisionomia de pessoas.



http://fotos.sapo.pt/ZHZUq1rgwru7hDwrglwJ/500x500

Fig.2 - John Baird. 


Em 1928, surgiu, então, a primeira televisão, a qual produzia ainda imagens de muito reduzidas dimensões. Entretanto, Wladimir Zworykin criou o iconoscópio, instrumento que constituiu uma das primeiras câmaras de televisão, também baseado na utilização de tubos catódicos.


http://fotos.sapo.pt/IeyPZEfClZzDtYWtRPYh/500x500
Fig.3- Iconoscópio de Zworykin.


Finalmente, em Março de 1935, realizou-se a primeira emissão televisiva, a qual ocorreu na Alemanha, sendo transmitidos os Jogos Olímpicos de Berlim. Alguns meses depois, o mesmo aconteceu em França, utilizando-se a Torre Eiffel como posto emissor. Em 1936, foi inaugurada a estação oficial televisiva da BBC (British Broadcasting Corporation). Na Rússia e nos EUA, a televisão entrou em funcionamento, respectivamente, em 1938 e em 1939.

Durante a Segunda Guerra Mundial, devido aos problemas sociais e políticos sofridos, apenas a Alemanha manteve as transmissões televisivas. Contudo, após a guerra, graças aos avanços tecnológicos por ela proporcionados, o uso da televisão tornou-se habitual.

Inicialmente, a televisão era a preto e branco, tendo sido Hebert Eugene Ives o primeiro a realizar, em Nova Iorque, no ano de 1929, a emissão de imagens coloridas, técnica que foi aperfeiçoada por Peter Goldmark, em 1940. Desta forma, as primeiras televisões a cores surgiram no EUA, em 1954, na rede NBC (National Broadcasting Company). O sistema de televisão a cores proposto pela CBS (Columbia Broadcasting System) havia sido aceite pelo governo americano, mas com o surgimento de um novo sistema da RCA (Radio Corporation of America)  que permitia possuir televisões a cores sem precisar de aparelhos novos, foi abandonado o projecto inicial a favor do novo.

http://fotos.sapo.pt/NoI0WQiI7Z6dl8HGbpCH/500x500
Fig.4- Um dos primeiros modelos de televisão a ser criado.

A partir daí, o desenvolvimento da tecnologia e da engenharia espacial possibilitou o lançamento de um conjunto de satélites artificiais que garantem, hoje, a transmissão de diferentes canais televisivos, todos sensivelmente ao mesmo tempo. Deste modo, já no século XXI, através de esquemas de compressão de imagens e modulação, acabaram ainda por surgir as televisões digitais, as quais possuem muito melhor qualidade de imagem do que as que usam sistemas analógicos.          
           
Portugal
Em Portugal, as primeiras emissões televisivas iniciaram-se em 1957 com a RTP1, tendo os primeiros telejornais surgido dois anos mais tarde. A RTP2 foi o segundo canal a ser criado, isto já na década de setenta. A RTP, por constituir uma empresa estatal, manteve o monopólio da televisão até ao ano de 1992, altura em que surgiu o primeiro canal privado, a SIC, que foi seguido um ano depois, em 1993, pela TVI.
As primeiras emissões a cores foram apenas realizadas no ano de 1980.

De onde vêm as imagens de televisão?

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/eductecnol/eductecnol_trab/invenctelevisao/invenctelevisao8.jpg



Curiosidades
 Como eram as primeiras televisões?
As primeiras televisões eram como a que se encontra na imagem e eram uns autênticos imóveis. Embora o ecrã fosse pequeno e as imagens de fraca qualidade, os componentes electrónicos necessários requeriam grandes espaços.

Como são hoje as televisões?
Hoje as televisões não têm nada haver com as primeiras, agora têm uma imagem bastante nítida e a cores e são perfeitamente móveis, existem vários tamanhos uns mais pequenos (na figura) e outros maiores comos os plasmas.
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/eductecnol/eductecnol_trab/invenctelevisao/invenctelevisao10.jpg
Porque não nos devemos sentar muito perto da televisão?
Estar perto da televisão é bastante prejudicial para a nossa visão, pois os nossos olhos são bastantes sensíveis. E assim arriscamo-nos a um dia termos que usar óculos. E para além disso se estivermos em pé “coladinhos” ao ecrã não deixamos os outros verem televisão.

A evolução do aparelho de telefone

O telefone foi sem dúvida um dos mais importantes inventos do gênio humano.

O mundo jamais foi o mesmo depois que Graham Bell, em 1876, fez a sua primeira transmissão telefônica.

De lá para cá, embora os aparelhos de telefone tenham mudado, o conceito se mantém o mesmo.

Veja abaixo, alguns aparelhos de telefone, desde o primeiro protótipo de Graham Bell até o aparelho de voz sobre IP, o já quase popular VOIP fone.
Primeiro passo

Durante a Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos, realizada em Filadélfia, em 1876, Alexander Graham Bell fez os primeiros testes com seu recém-inventado telefone recitando Shakespeare.

Terminal de parede em 1881

Menos de cinco anos após a patente do telefone por Bell, que inaugurou a Bell System - empresa de telefonia que viria a ser a base da atual corporação AT&T, maior operadora telefônica dos EUA - a Ericsson já tinha terminais de parede como esse  funcionando pela Europa.


Telefone doméstico em 1892

Desenvolvidos ainda para um restrito público que tinha acesso a linhas telefônicas, os primeiros aparelhos domésticos surgiram na década de 1890.

Este modelo, conhecido popularmente como "Pé de Ferro", tinha o alarme de chamada localizado na parte inferior do aparelho, além da manivela que fornecia energia.

Modelo para casas em 1893

Assim como o antecessor, este modelo de 1893 tinha a manivela para o fornecimento de energia, mas contava com um acabamento muito mais refinado em seu corpo de madeira.


Telefonista em 1897

Mesmo antes da virada para o século XX, começou o sistema de centrais telefônicas.

Telefonistas trabalhavam em terminais telefônicos como este, instalado pela Ericsson, com capacidade para interligar 25 linhas.


Nascimento do clássico

Em 1931, de olho no crescente mercado doméstico, a Ericsson apresentou o seu telefone de "Bakelite", que se tornou um clássico e foi copiado pela maioria dos aparelhos da época, até o final do século XX.

Além da simplificação do design, com seu fone apoiado no corpo preto, a novidade tinha funções que filtravam os sons captados durante as ligações.


W48, o elegante da Siemens

Usado com freqüência em filmes de detetives, o W48, da Siemens, apresenta um design extremamente conhecido, com seu corpo inteiramente preto e seu grande teclado giratório.


Novos desenhos

Quando o telefone já era um eletrodoméstico popularizado, a Ericsson apostou no design e apresentou o modelo Ericofon, que concentrava todo o aparelho em uma só peça.

O disco onde o usuário discava o número da ligação se localizava na base do aparelho.


O popular Diavox

Outro modelo bastante popular de telefone foi o Diavox, da Ericsson.

Foram os primeiros modelos que trocaram o disco por teclas e suportavam pulso ou tom.

O nacional Multitel

Baseado no clássico modelo desenvolvido pela Ericsson e Siemens, o telefone da empresa brasileira Multitel trazia o teclado giratório e podia ser comprado na cor verde.

Três em um da Panasonic

Representante da evolução dos aparelhos atuais, o KX-TG5433M, da Panasonic, conta com três fones sem fio, com visores LCD, secretária eletrônica, funções viva-voz e identificador de chamadas.

Todos podem ser usados com distância de até 30 metros da base.


Telefone Linksys pela internet

A interacção entre telefonia e internet já permite que aparelhos que usem linhas convencionais sejam substituídos por modelos VoIP.

O CIT 2000, da Linksys conecta-se a redes wireless para fazer ligações pela web.






www.nautilus.com.br